Pular para o conteúdo principal

Você sabe quem foi Alfredo Barbosa Filho ? Nome do CT do Nacional

Alfredo Barbosa Filho

Se há um desportista que muito fez pelo futebol amazonense e que merecia o reconhecimento do clube onde trabalhou, sem remuneração, durante longo período, revelando um monte de jovens valores que brilharam nos cubes de Manaus, o nome dele é Alfredo Barbosa Filho ou Barbosão, como era chamado pelos seus pupilos.
clip_image002Desde jovem, no Colégio D. Bosco, onde estudou no tempo Padre Agostinho, Barbosa Filho já dava sinais de sua paixão pelo futebol. Adolescente, trabalhou nos escritórios da firma J.G. Araújo, na Rua Marechal Deodoro e ficou feliz quando o Sindicato dos Comerciários organizou o Campeonato da categoria.
A empresa onde trabalhava montou o seu time para disputar a competição e Barbosa Filho, além de jogar de zagueiro, sem muita habilidade devido ao excesso de peso que sempre lhe acompanhou desde criança, também era o técnico.
Foi oficial e Comandante da Polícia Militar do Estado no início da década de 60 e já estava no comandado das categorias de base do Nacional revelando um grande número de jogadores para o nosso futebol e, principalmente para o Nacional, dentre eles, Wanderlann, Aderbal, Chincha, Téo, Português, Lacinha, Pratinha, Pepeta, Ribas, Jayme Costa. Comum era ouvirmos nos estádios, quando aparecia um jovem se destacando em outro qualquer time que não o Nacional, a frase de Barbosão: "esse já passou pelas minhas mãos".
Alfredo Barbosa Filho nasceu a 11 de novembro de 1920 e morreu em Manaus no dia 6 de março de 1992, antes de completar 72 anos e só lembrado pelos mais antigos adeptos do clube "mais querido", a estrela azul que tanto amou.
Colaborador do Blog: Adalberto Monteiro

Comentários

Adalberto disse…
Vejam a fábula que aquela caricatura de comentarista Zezinho Bastos soltou hoje na resenha da Rádio Difusora, ele teve a ousadia de dizer que todos tem que ajudar o Rio Negro, inclusive o Nacional cedendo o CT duas vezes por semana para o Rio Negro. O que o Nacional tem a ver com a falência do mesmo se nem mesmo os rionegrinos aparecem para tirar o clube do buraco. Hora vejam só, nós ajudamos e depois eles vem nos afrontar, falar mau de nós como todos os outros fazem, aliás, todos são contra nós, fomos roubados no campeonato e até na base, ninguém nos ajuda. Não existe isso. O Rio Negro que resolva seus problemas e não o Nacional. É muita cara de pau desse Zezinho, já não chega a tal Aclea utilizar o CT todo final de semana. Porque o Valdir Correa não ajuda o clube dele? A Radio Difusora, onde todos são rionegrinos que ajude ou patrocine.
natan apaix disse…
o naça tem que para de ser pai e mae de quauquer um e o fim da picada
Jeferson disse…
Neste sábado (21) o Nacional Futebol Clube , foi sorteado como o Time do Coração do concurso número 134 da Timemania.
Foram 6117 Apostadores que ganharam R$5,00 por terem apostado no Naça.
Torcedores vamos continuar apostando no Naça!
Anônimo disse…
Olá amigos.

No Último Sábado.

O nosso Naça, infantil e juvenil saiu-se vencedor do confronto contra o Fast no campo da Ulbra, ambos classificados em primeiro lugar para o quadrangular final do primeiro turno, folgaremos o pr;oximo final de semana, estaremos aguardando nossos adversários.

Aconteceu um fato lamentável, onde o Fast bloqueou a passagem lateral para a torcida do Naça. Deveremos pagar na mesma moeda no segundo turno em nosso CT.
natan emeire disse…
que felicidade nasceu a princesinha isabel filha de jefersom e isabele ,bem vindo a vida que deus abemçoe a todos natan e meire saudaçoes azulinas
natan disse…
natan se tornou papai pela segunda vez nasceu mais um nacionalino natan

Postagens mais visitadas deste blog

Naça Campeão Juvenil de 2010

Nesse sábado 27/11/10 o Nacional futebol Clube sagrou-se Campeão Amazonense da categoria Juvenil batendo no Fast por 1x0 no Rio Preto da Eva-AM no estádio Francisco Garcia. O primeiro tempo começou agitado e o Fast   pressionando o Naça mais intensamente,   o Naça consegui equilibrar a partida somente nos minutos finais do primeiro tempo, quando o juiz apitou o final da primeira etapa a chuva já estava intensa no estádio . No segundo tempo o Naça imprimiu um ritmo mais forte,porém o Fast resistia bravamente, quando o Zé Maria percebeu a ferida do Naça o panorama melhorou, com a entrada do atacante artilheiro Júnior e o endiabrado Bactéria o Nacional mostrou quem é que manda nas categorias de base do futebol amazonense . Depois do Carioquinha passar por   dois marcadores pela direita e cruzando para trás, Bactéria de chapa acerta o ângulo do Goleiro do Fast ,um golaço, com o   gol a torcida pequena porém muito fiel vai a loucura no Chicão Garcia,assim o Nacional conquistou mais um títul

Naça detona o CDC Manicoré por 4x2 e é lider isolado do 2ºTurno

Numa tarde onde o Naça saiu perdendo, mas com tranquilidade virou pra cima do CDC e com uma atuação excelente de Leandro Guerreio Naça assume liderança do seu grupo e se prepara para o jogo contra o Sulão. A equipe da casa abriu o placar com Sassá, ainda no primeiro tempo o atacante Leandro Guerreiro empatou o jogo. No segundo tempo o Nacional voltou determinado em buscar a vitória, Juninho Paranoá e Leandro Guerreiro(duas vezes) fizeram os demais da vitória do Leão sobre a equipe Bacurau que ainda fez o segundo gol,mas não impediu a bela vitória do Leão que estreava o técnico João Carlos Cavalo. Para o técnico João Carlos Cavalo,¨ a equipe atuou muito bem e aconteceu o poder de reação, isso é importante, agora é esquecer esse jogo, e foca na semana de trabalho, para a partida contra o Sul América¨. Moçada agora é comparecer no jogo contra o Sulão, com os novos reforços e a chegada do Cavalo o Naça esta mais motivado para a conquista desse turno, so depende de nós,um forte abraço a

Nacional empata com o Fast e termina em 2º no grupo!

Nacional aos 48min do segundo tempo deixa o Fast empatar a partida e agora vai ter que ir para Itacoatiara enfrentar o Penarol na Semi Final. O Fast começou bombardeando a meta do Goleiro Helder do Nacional durante todo o início do 1º tempo, somente aos 22min o Naça consegue chutar ao gol do adversário e aos 24min Leandro Guerreiro numa joga individual marca o primeiro gol da partida, com o gol o Fast se retrai e o Naça depois de uma cobrança de escanteio fechado aos 43min Juninho Paranoá aproveita e amplia o placar para o Nacional.No final do 1° tempo o zagueiro Wagner que já tinha cartão amarelo comete mais uma falta e é expulso. Cavalo arma uma retranca para o Nacional no segundo tempo,pois tem um homem a menos, e procurar sair no contra ataque,mas o Fast é todo pressão e aos 10min após um escanteio a bola bate na trave e Helder defende em cima da linha,mas o assistente Gilbert confirma o gol e o Fast diminui a partida. A partida segue com o Fast atacando e o Naça se defendendo