Pular para o conteúdo principal

Curiosidades:O Naça na década de vinte.

O pesquisador do futebol de Manaus, José Ricardo Caldas e Almeida, residente em Brasília/DF, alerta-me para duas das maiores goleadas do futebol amazonense, conforme descobriu após desfolhar edições do veterano Jornal do Commércio.
Coube ao Nacional Futebol Clube dois dos maiores feitos no nosso futebol na década de 20.

Nacional 19 x 0 Euterpe

03 de abril de 1921

O Nacional derrotou o Euterpe (time que disputou os campeonatos de 1920, 1921, 1923 e 1927) pelo alto escore de 19 a 0, como registra a edição 6.082, do Jornal do Commércio de 04/04/1921.

Os gols foram marcados por Azevedo 6, Virginio 4, Craveiro 4, Orlando 2, Pequenino, Gangalhas e Gérson, contra.

Nacional 24 x 0 Brasil

24 de setembro de 1922

José Ricardo relata ainda na sua pesquisa, que descobriu o maior escore registrado no futebol de Manaus, O Nacional venceu o time do Brasil Sport (participante dos campeonatos de 1918, 1921e 1922), por 24 a 0, conforme noticiou o Jornal do Commércio, edição 6.607, no dia seguinte .
O jornal destaca que no jogo preliminar entre os quadros secundários, o Nacional venceu por 23 a 0.
Faziam parte do time do Nacional (campeão da temporada 1922): Fernandes, Antoniano, Rodolpho Gonçalves, Pequenino, Eduardo Cangalhas, Orlando, Paulo Melo, Dantas, Parimé, Marcolino, Leonardo e Vigico.
Observação: Este escore igualou-se ao do jogo Botafogo 24 x 0 Mangueira, no campeonato carioca em 30/05/1909, no campo da Rua Voluntários da Pátria. O Sport Club Mangueira (cores vermelha e preta) jogou apenas com 10 elementos.

 Colaboração:Adalberto Monteiro
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é o Aniversário do Guerreiro Natan da Apaixonaça

Natan A Torcida Apaixonaça está em festa hoje pela passagem dos 49 anos de nosso Guerreiro, o Natanael Figueiredo de Castro, o NATAN, essa pessoa que dedica parte de sua vida para o "Mais Querido do Amazonas". "Falar desse cara, que é meu Amigo, compadre e quase irmão, é muito fácil, a gente sempre se entende, as vezes temos opiniões contrárias, mas quando o assunto é Nacional F.C. tudo se encaixa, desejo tudo de bom para o meu AMIGO, afinal é um guerreiro que sempre está do meu lado, até mesmo quando nosso time não corresponde em campo, parabéns meu Amigo e que nós possamos sempre comemorar essa data sorrindo, Parabéns". Ass: Jeferson Fatin Castro - Apaixonaça. Click aqui e ajude a Apaixonaça!

Conheça melhor o Nacional F.C ,o Maior do Amazonas

Não é  a tôa que o Naça é  o Maior e o Mais Querido do Amazonas:

Amistoso: Apaixonaça x NaçaJovem

No último sábado (05/08) a tarde no campo da UFAM, a Apaixonaça fez um amistoso com a Naça Jovem para os preparativos da segunda edição do Campeonato da ATON. A atual campeão o time da  APAIXONACA, vence a Naça Jovem pelo placar de 2x1, e ainda  a Apaixonaça se deu o luxo de perder um penalty depois da cobrança do Felipe. O jogo jogo também serviu para reviver a grande finalíssima de 2015 ,onde a TOAP ficou com a taça da primeira edição do Torneio. Com o gol de Roberto França onde vencemos de 1x0.