Pular para o conteúdo principal

História

O Nacional Futebol Clube é um clube brasileiro, que tem como principal pratica o futebol, está sediado na cidade de Manaus, Amazonas. Também conhecido como “Leão da Vila Municipal”, foi fundado em 13 de janeiro de 1913 e é o clube com maior numero de conquistas no Amazonas.
O Nacional foi o primeiro clube da Região Norte a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em 1972 ao lado do Clube do Remo do Pará, e hoje é a equipe amazonense que mais disputou o Campeonato Brasileiro.
É ainda o único clube do estado a ter um centro de treinamento, dono da maior torcida em Manaus, o Nacional enquanto disputou a Serie A, por muitos anos figurou entre os clubes com melhor média de publico. Chegando a uma das edições junto com o Fluminense a se classificar a segunda fase do campeonato pelo índice de media de publico.
Seus mascotes são a águia e o mais reconhecido leão e por isso, também é conhecido pela sua torcida como o "Leão da Vila Municipal", em homenagem ao antigo bairro da Vila Municipal, hoje Adrianópolis, onde fica sua sede social.
Fundação
Nos primeiros dias de Janeiro de 1913, quando presidia o Manaos Sporting o Dr. Edgard de Melo Freitas, cindia-se este clube de então para dar nascimento a uma agremiação destinada a ser uma das mais gloriosas do Amazonas desportivo.
A cisão fora motivada por desentendimento entre o presidente e o capitão da equipe Manuel Fernandes da Silva, o Fernandinho, quando em reunião da diretoria discutia-se determinado artigo do Estatuto do Clube. A oposição de Fernandinho encontrou apoio entre seus companheiros de equipe, da qual faziam parte, entre outros, o Sr. José Marçal dos Anjos, de tradicional família Manauara, que em solidariedade o acompanharam na saída do Manaós Sporting.
Assim no dia 13 de Janeiro, em uma casa familiar na Rua 7 de Setembro nascia o "Eleven" Nacional, com um grupo de jogadores totalmente de origem brasileira, o que motivou o nome “Nacional” apesar da palavra estrangeira “Eleven” no nome que em português claro significa “Onze”. Mais tarde o nome "Eleven" teve de ser trocado motivado pelas criticas recebidas do torcedor Coreolano Durand, sendo que a partir desse momento o clube passaria a se chamar "Onze Nacional’’, com a palavra devidamente traduzida. Tempos depois o clube deixou o termo “Onze” e passou a chamar se apenas Nacional, nome que está até hoje.
A primeira sede social do Nacional foi instalada na gestão de José Onando Mendes e Cel. Leopoldo Mato, na hoje Avenida Epaminondas. A sua Sede por muito tempo ficou estabelecida na Rua Saldanha Marinho, Centro antigo comercial de Manaus, Zona Sul onde o clube adotou por definitivo o nome Nacional Futebol Clube. Décadas depois, houve a definitiva localização na Rua São Luís, na Vila Municipal de Manaus, antigo "Bairro dos Ingleses", quase em frente ao famoso "Castelinho", atual bairro de Adrianópolis.
O Nacional fez a primeira partida Oficial do Primeiro Campeonato Amazonense de Futebol no dia 8 de Fevereiro de 1914 contra o Manaós Sporting. E conseguiu entre 1916 e 1920 um inédito pentacampeonato amazonense, já se firmando como o maior clube de futebol no Amazonas. Anos mais tarde, o termo "Onde tem taça é do Naça" ganhou mais força com os inúmeros títulos regionais do Leão. O "Naça" , assim como é conhecido pelos amazonenses é um clube de grande carisma durante todo esse tempo, fez crescer, inclusive no Interior do estado do Amazonas a sua imensa Torcida, que ainda é considerada a maior do Amazonas.
É o Clube com maior quantidade de títulos estaduais, tendo conquistado 40 títulos. Grande revelador de talentos, fez surgir uma gama de estrelas do futebol nortista, tais como Marcolino, Gatinho e Paulo Onety, na época do amadorismo da FADA (Federação Amazonense de Desportos atléticos). Já nos 60, com a mudança no futebol amazonense para o profissionalismo, detinha o maior número de títulos do estado. No final dos anos 60 (1969) o Nacional teve a primazia de fazer uma partida preliminar do jogo entre a Seleção Brasileira (que viria a ser tricampeã mundial no México em 1970)e a Venezuela,em jogo válido pelas eliminatórias.Nesse jogo amistoso, mas para a época de cunho muito importante, o "Naça" enfrentou o Maringá (PR) onde venceu o time paranaense por 1 x 0, gol de Pepeta. Na sua chegada em Manaus, aos jogadores e Comissão Técnica, além dos dirigentes houve bastante festa e comemorações pelo feito. Manaus possuía então 300 mil habitantes.
Com a sua tradição de conquistas, nos anos 70 conseguiu um inédito hexa-campeonato (1976-1981), antes, porém, revelou para o Brasil, os jogadores Campos Pedrilho, Toninho Cerezzo e Paulo Izidoro, que eram juniores do Atlético Mineiro e aqui vieram fazer um "estágio" voltando para Minas para o estrelato futuro. Jogadores como Alfredo Mostarda, Antenor (campeão brasileiro em 1977 com o São Paulo) calçaram as "chuteiras" nacionalinas também. Por volta de 1979 o Nacional realizou a intensa campanha: "O leão dá sorte" quando por meio de carnês distribuía prêmios aos compradores dos bilhetes do evento, fazendo fortalecer seu lado patrimonial, inclusive com a construção de sua piscina na sede social.
Em 1984 o Nacional fez uma excursão ao Marrocos no Norte da África, onde participou da Copa do Rei Fayhad, sagrando-se campeão. Antes, porém, em 1980 foi campeão da Taça do Pacto Amazônico, que reuniu equipes como Fast Clube, Tuna Luso, Millonarios (Colômbia), Alianza Lima e Sporting Cristal (Peru), dentre outras equipes sul-americanas.
O Nacional historicamente utilizou muito dois modelos de uniforme: um onde a cor predominante é o azul e o outro onde a cor predominante é o branco.
Por exemplo, em fotos antigas de 1913, quando o time ainda era chamado de Eleven Nacional, o uniforme era branco com gola azul e meias de cores variadas, sendo neste utilizada a estrela azul. O uniforme foi assim durante muito tempo, sendo que o escudo tradicional só era utilizado no uniforme de goleiro; nos anos 60 o brasão começou a ser utilizado, porem, ainda somente no uniforme do goleiro.
Em 1964 se tem o primeiro registro fotográfico de utilização do uniforme azul, neste período com golas e calções brancos, a meia era branca com duas faixas azuis. Em 1969, já era utilizado o uniforme todo azul. No ano de 1971 o clube jogou com o uniforme branco com o escudo tradicional, deixando a estrela azul.
A partir deste momento o uniforme pouco mudou, e no ano de 2010 a parceria com a Supper Bolla lançou dois modelos:
Uniforme Azul – Atualmente é o primeiro uniforme do clube, todo azul, nele geralmente é estampado o brasão que sempre ficou no canto esquerdo superior. Os números são inscritos em branco.
Uniforme Branco – Todo branco, com números em azul. Tradicionalmente nele é estampada uma estrela azul, porém em 2010 a Supper Bolla optou pelo uso do brasão.
O escudo do Nacional é muito conhecido entre o meio esportivo da região norte, e até mesmo copiado por outros "nacionais" pelo Brasil, como por exemplo, o Nacional de Santa Inêsno Maranhão. Considerado único pelo uso do tradicional "N" inserido no circulo azul. É o mais adotado pelos jornais e canais de TV amazonenses, talvez pela facilidade de sua reprodução.
É um escudo de desenhos simples e sofreu poucas mudanças, antes o escudo tinha as letras N.F.C.(sigla de Nacional Futebol Clube) entrelaçadas, sofrendo mudanças ao longo do tempo, o escudo chegou à forma atual apenas com o “N” dando ênfase ao nome Nacional.
O clube tem uma torcida historicamente forte no estado e na Região Norte, é possível que desde a primeira disputa do campeonato local até o final dos anos 80 o Nacional contasse com maioria absoluta de torcedores entre todos os clubes na cidade de Manaus, sendo que perdeu este posto já nos anos 90 para o Flamengo-RJ.
Houve um tempo em que o Nacional poderia ser considerado um clube de massa, pois na capital o clube era conhecido de todos, quem não era torcedor, torcia contra, e também contava com muitos torcedores e simpatizantes no interior do estado, e poderia ser comparado a clubes de grande torcida como Remo, Paysandu, Goiás e vários outros.
Outrora um clube com media de mais de 22.000 pessoas por jogo do Brasileirão, hoje o clube mostra no estádio ainda ter a maior torcida dentre os clubes locais, apesar de raras pesquisas e as apostas no time-mania apresentarem o São Raimundo como mais popular, porem ambos não chegam a 1% da preferência Manauaras e muito menos no interior.
O Nacional conta com as seguintes Organizações de Apoio:
§  Guerreiros da Vila a Barra do Nacional
  
  
  


Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é o Aniversário do Guerreiro Natan da Apaixonaça

Natan A Torcida Apaixonaça está em festa hoje pela passagem dos 49 anos de nosso Guerreiro, o Natanael Figueiredo de Castro, o NATAN, essa pessoa que dedica parte de sua vida para o "Mais Querido do Amazonas". "Falar desse cara, que é meu Amigo, compadre e quase irmão, é muito fácil, a gente sempre se entende, as vezes temos opiniões contrárias, mas quando o assunto é Nacional F.C. tudo se encaixa, desejo tudo de bom para o meu AMIGO, afinal é um guerreiro que sempre está do meu lado, até mesmo quando nosso time não corresponde em campo, parabéns meu Amigo e que nós possamos sempre comemorar essa data sorrindo, Parabéns". Ass: Jeferson Fatin Castro - Apaixonaça. Click aqui e ajude a Apaixonaça!

Conheça melhor o Nacional F.C ,o Maior do Amazonas

Não é  a tôa que o Naça é  o Maior e o Mais Querido do Amazonas:

Amistoso: Apaixonaça x NaçaJovem

No último sábado (05/08) a tarde no campo da UFAM, a Apaixonaça fez um amistoso com a Naça Jovem para os preparativos da segunda edição do Campeonato da ATON. A atual campeão o time da  APAIXONACA, vence a Naça Jovem pelo placar de 2x1, e ainda  a Apaixonaça se deu o luxo de perder um penalty depois da cobrança do Felipe. O jogo jogo também serviu para reviver a grande finalíssima de 2015 ,onde a TOAP ficou com a taça da primeira edição do Torneio. Com o gol de Roberto França onde vencemos de 1x0.