Pular para o conteúdo principal

Você sabe quem foi Alfredo Barbosa Filho ? Nome do CT do Nacional

Alfredo Barbosa Filho

Se há um desportista que muito fez pelo futebol amazonense e que merecia o reconhecimento do clube onde trabalhou, sem remuneração, durante longo período, revelando um monte de jovens valores que brilharam nos cubes de Manaus, o nome dele é Alfredo Barbosa Filho ou Barbosão, como era chamado pelos seus pupilos.
clip_image002Desde jovem, no Colégio D. Bosco, onde estudou no tempo Padre Agostinho, Barbosa Filho já dava sinais de sua paixão pelo futebol. Adolescente, trabalhou nos escritórios da firma J.G. Araújo, na Rua Marechal Deodoro e ficou feliz quando o Sindicato dos Comerciários organizou o Campeonato da categoria.
A empresa onde trabalhava montou o seu time para disputar a competição e Barbosa Filho, além de jogar de zagueiro, sem muita habilidade devido ao excesso de peso que sempre lhe acompanhou desde criança, também era o técnico.
Foi oficial e Comandante da Polícia Militar do Estado no início da década de 60 e já estava no comandado das categorias de base do Nacional revelando um grande número de jogadores para o nosso futebol e, principalmente para o Nacional, dentre eles, Wanderlann, Aderbal, Chincha, Téo, Português, Lacinha, Pratinha, Pepeta, Ribas, Jayme Costa. Comum era ouvirmos nos estádios, quando aparecia um jovem se destacando em outro qualquer time que não o Nacional, a frase de Barbosão: "esse já passou pelas minhas mãos".
Alfredo Barbosa Filho nasceu a 11 de novembro de 1920 e morreu em Manaus no dia 6 de março de 1992, antes de completar 72 anos e só lembrado pelos mais antigos adeptos do clube "mais querido", a estrela azul que tanto amou.
Colaborador do Blog: Adalberto Monteiro

Comentários

Adalberto disse…
Vejam a fábula que aquela caricatura de comentarista Zezinho Bastos soltou hoje na resenha da Rádio Difusora, ele teve a ousadia de dizer que todos tem que ajudar o Rio Negro, inclusive o Nacional cedendo o CT duas vezes por semana para o Rio Negro. O que o Nacional tem a ver com a falência do mesmo se nem mesmo os rionegrinos aparecem para tirar o clube do buraco. Hora vejam só, nós ajudamos e depois eles vem nos afrontar, falar mau de nós como todos os outros fazem, aliás, todos são contra nós, fomos roubados no campeonato e até na base, ninguém nos ajuda. Não existe isso. O Rio Negro que resolva seus problemas e não o Nacional. É muita cara de pau desse Zezinho, já não chega a tal Aclea utilizar o CT todo final de semana. Porque o Valdir Correa não ajuda o clube dele? A Radio Difusora, onde todos são rionegrinos que ajude ou patrocine.
natan apaix disse…
o naça tem que para de ser pai e mae de quauquer um e o fim da picada
Jeferson disse…
Neste sábado (21) o Nacional Futebol Clube , foi sorteado como o Time do Coração do concurso número 134 da Timemania.
Foram 6117 Apostadores que ganharam R$5,00 por terem apostado no Naça.
Torcedores vamos continuar apostando no Naça!
Anônimo disse…
Olá amigos.

No Último Sábado.

O nosso Naça, infantil e juvenil saiu-se vencedor do confronto contra o Fast no campo da Ulbra, ambos classificados em primeiro lugar para o quadrangular final do primeiro turno, folgaremos o pr;oximo final de semana, estaremos aguardando nossos adversários.

Aconteceu um fato lamentável, onde o Fast bloqueou a passagem lateral para a torcida do Naça. Deveremos pagar na mesma moeda no segundo turno em nosso CT.
natan emeire disse…
que felicidade nasceu a princesinha isabel filha de jefersom e isabele ,bem vindo a vida que deus abemçoe a todos natan e meire saudaçoes azulinas
natan disse…
natan se tornou papai pela segunda vez nasceu mais um nacionalino natan

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é o Aniversário do Guerreiro Natan da Apaixonaça

Natan A Torcida Apaixonaça está em festa hoje pela passagem dos 49 anos de nosso Guerreiro, o Natanael Figueiredo de Castro, o NATAN, essa pessoa que dedica parte de sua vida para o "Mais Querido do Amazonas". "Falar desse cara, que é meu Amigo, compadre e quase irmão, é muito fácil, a gente sempre se entende, as vezes temos opiniões contrárias, mas quando o assunto é Nacional F.C. tudo se encaixa, desejo tudo de bom para o meu AMIGO, afinal é um guerreiro que sempre está do meu lado, até mesmo quando nosso time não corresponde em campo, parabéns meu Amigo e que nós possamos sempre comemorar essa data sorrindo, Parabéns". Ass: Jeferson Fatin Castro - Apaixonaça. Click aqui e ajude a Apaixonaça!

Conheça melhor o Nacional F.C ,o Maior do Amazonas

Não é  a tôa que o Naça é  o Maior e o Mais Querido do Amazonas:

Amistoso: Apaixonaça x NaçaJovem

No último sábado (05/08) a tarde no campo da UFAM, a Apaixonaça fez um amistoso com a Naça Jovem para os preparativos da segunda edição do Campeonato da ATON. A atual campeão o time da  APAIXONACA, vence a Naça Jovem pelo placar de 2x1, e ainda  a Apaixonaça se deu o luxo de perder um penalty depois da cobrança do Felipe. O jogo jogo também serviu para reviver a grande finalíssima de 2015 ,onde a TOAP ficou com a taça da primeira edição do Torneio. Com o gol de Roberto França onde vencemos de 1x0.