A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu das 27 Federações de Futebol de todo Brasil, uma proposta de mudança nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro.
Hoje deficitária e com as despesas pagas pelos clubes, as novas competições que passariam a ser disputadas a partir de 2014, teriam o incentivo da CBF, com o pagamento das despesas de viagem e hospedagem dos clubes.
A ideia é reunir na Série C os quatro rebaixados da Série B, os 27 campeões estaduais e uma equipe por índice técnico. No caso de a Federação ter equipes nas divisões maiores como A e B, o escolhido seria de acordo com a classificação dos demais clubes.
Na Série D, a escolha seria pelo segundo colocado no Estadual, mais os quatro rebaixados da Série C e um por índice técnico. Hoje a Série C é disputada por 20 clubes. A Série D tem a participação de 40 clubes e tem a promessa de uma ajuda financeira por parte da nova diretoria da Entidade.
Caso seja aprovado, o Amazonas terá em 2014 uma equipe em cada Série, com possibilidade de chegar à Série B em 2015. Com a mudança, o clube só se garantirá nas competições se for campeão ou vice em seu estado, ou, em caso de subir da Série C para Série B.
O diretor da Federação Amazonense de Futebol, FAF, Ivan Guimarães, disse que a proposta partiu das Federações e a diretoria da CBF prometeu estudar.
“Não pode ser feita a mudança para esse ano, porque o Estatuto do Torcedor não permite uma mudança nas competições com menos de dois anos para a adaptação”, disse Ivan.
Fonte:acritica.com
Comentários