Pular para o conteúdo principal

Nacional completa hoje 101 anos!


O Nacional Futebol Clube completa hoje segunda-feira, dia 13 de janeiro, 101 anos de existência, com 41 títulos conquistados no futebol amazonense, sendo 18 no amadorismo e 23 no profissional. É o primeiro time do hexa-campeão do Amazonas. O Leão foi fundado em 13 de janeiro de 1913, como dissidência do antigo Manaos Sporting Club, e com objetivo de abrir espaço para brasileiros praticarem futebol, em uma época no qual o esporte era quase que exclusividade dos ingleses que viviam na capital amazonense.

Suas cores são o azul e o branco, e seus mascotes são a águia e o leão, este último o mais reconhecido e, por isso, o clube é conhecido pela sua torcida como o "Leão da Vila Municipal", em homenagem ao então bairro da Vila Municipal (atual Adrianópolis), onde fica seu patrimônio social.

É um dos clubes mais tradicionais do Estado de Amazonas, sendo atualmente o recordista em número de títulos estaduais, com mais de 40 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981. Foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição. Na Copa do Brasil, o Nacional já esteve em várias edições, sendo recordista para equipes locais.
História:
Em pé, começando pela esquerda, está Manoel Fernandes da Silva, conhecido como Fernandinho, fundador do Nacional. Estudou na Inglaterra e foi funcionário federal no estado de Rondônia. Ao lado, Antônio Craveiro, centroavante, foi funcionário do Correios, morreu ainda jovem, com 33 anos, depois que foi acometido de tifo. Segue o moreno José Ernesto e ao seu lado, o juiz do jogo com o uniforme do Manaós Sporting Club (pode-se ver na camisa as iniciais do clube MSC). No canto direito da foto, um pouco mais atrás, um anônimo torcedor elegantemente vestido de braços cruzados.
No centro, de joelhos, estão Jorge Hermes, sobrinho do antigo corretor Hermes de Araújo. Manoel Laíza e Authberto Rocha que durante muito tempo gerenciou a agência do Lloyd Brasileiro de Manaus que funcionava na Rua Marechal Deodoro.
Na fila da frente, vemos Santos Ferreira e Paulo Melo que era antigo despachante aduaneiro. Sentado segurando a bola está Cícero Costa, zagueiro que chegou a jogar pelo Clube do Remo e que também era excelente violonista. Ele foi o autor de cinco gols no primeiro clássico RioNal, realizado no dia 2 de março de 1914. E para finalizar, Jorge melo e Fausto Paiva.
Conta a história que o Nacional surgiu de uma cisão do Manaós Sporting, que era presidido pelo Dr. Edgar Melo de Freitas. A cisão foi motivada por um desentendimento entre o presidente e o capitão da equipe de futebol, Manoel Fernandes da Silva, o Fernandinho (o primeiro da foto em pé), quando se discutia, em reunião, determinado artigo do estatuto do Manaus Sporting.
Naquela época, o capitão de qualquer time, tinha uma força entre os atletas. Era uma espécie de comandante e Fernandinho fez oposição e logo encontrou apoio de seus companheiros de equipe. O diretor José Marçal dos Anjos, do Manaós Sporting, acompanhou os atletas e aí foi fundado o Nacional, no dia 13 de janeiro de 1913.
A primeira reunião foi realizada na casa nº200, da Avenida Sete de Setembro, ao lado da Prefeitura Municipal de Manaus, e o novo clube ganhou o nome de Eleven Nacional. O professor Cariolano Durand, cunhado do jogador Antônio Craveiro (em pé, o segundo na foto) volta e meia dizia para o Fernandinho:
- Não posso compreender como é que um clube que veda a entrada de qualquer jogador que não seja brasileiro nato, tenha palavra estrangeira no seu próprio nome?
Diante das constantes observações, o nome do clube foi alterado para Onze Nacional.
A primeira sede oficial foi lançada na gestão do Sr. José Amandio Mendes e do Coronel Leopoldo de Mattos, presidente e vice-presidente, respectivamente, e  estava localizada na Avenida Epaminondas. A partir de 1930, o Onze Nacional passou a denominar-se Nacional Futebol Clube, mudando-se para a sede da rua Saldanha Marinho, entre a avenida Eduardo Ribeiro e a rua Barroso, onde lá funcionou durante 40 anos.
A Torcida Apaixonaça agradece por esse clube amado existir!
Natan em nome de toda a Torcida Organizada Apaixonaça - T.O.A.P, parabeniza o  Nacional Futebol Clube pelos seus 101 Anos...
Bolo da comemoração dos 101 anos do Nacional
Raízes Cablocas  abrilhantaram a Festa



Publicado por Carlyle Zamith Oliveira www.bauvelho.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desperte Sua Beleza Interior com Nossa Coleção de Maquiagem Irresistível!

Você está pronta para realçar sua beleza e brilhar como nunca antes? Nossa linha de maquiagem não apenas realça sua aparência, mas também aumenta sua confiança, revelando a verdadeira diva que você é por dentro! Descubra uma gama de tecnicas luxuosos, desde bases de longa duração até sombras vibrantes e batons de tirar o fôlego. Seja para uma ocasião especial ou para o dia a dia, temos tudo o que você precisa para criar looks deslumbrantes e impressionar em qualquer lugar. Mas espere, há mais! Para ajudá-la a dominar as técnicas de maquiagem e explorar todo o seu potencial , estamos oferecendo um e-Book GRATUITO exclusivo. Este guia abrangente repleto de dicas de especialistas e tutoriais passo a passo é o companheiro perfeito para a sua jornada de beleza. Não perca esta oportunidade de elevar sua rotina de beleza a novas alturas! Clique no link da nossa bio agora e receba seu eBook GRATUITO . Prepare-se para se apaixonar pela sua própria aparência e irradiar confiança em cada passo do...

Novo CT e Estádio do Leão!

Torcedores Nacionalinos o sonho de ter um estádio para 5mil torcedores e um centro de treinamento com alojamento,refeitório,musculação, piscina, 2 campos de treinamento,etc...Esta quase concretizado! O Nacional Futebol Clube publicou no Diario Oficial do AM o Edital de convocaçãode Assembleia Geral do Conselho deliberativo do Clube, para análise e aprovação de proposta de venda, com permuta, do terreno onde hoje é o CT Barbosa Filho, por um novo Centro Esportivo e estádio a serem erguidos na estrada AM070 no Municípiode Iranduba. Com a aprovação pelo Colegiado, pretende o Nacional construir um complexo esportivo diferente do hoje existente, ou seja, em vez de apenas um (01) campo de treinamento, o Projeto disponibilizará dois (02) campos, sendo um para os jogadores profissionais e outro para as categorias de base, com instalações separadas para cada categoria, envolvendo a seguinte estrutura física: - Alojamento para esportistas de base; - Apartamentos para os jogadores...

Reunião com a Polícia Militar, saiba o que ficou acordado para o Jogo da Copa do Brasil Nacional x Vasco

Foi acordado entre todos os órgãos de Segurança Pública. A arquibancada do lado "OPOSTO" às cabines de imprensa é das TORCIDAS DO NACIONAL. E vale salientar: As Organizadas deverão estar no mínimo 04 (quatro) horas antes no estádio do SESI...teremos que "OCUPAR" o nosso espaço! Espaço conquistado para os nacionalinos! Materiais fumígenos (Fumaças, Sinalizadores, Rojões, etc) estão terminantemente "PROIBIDOS" pois a PM seguirá o que rege o Estatatuto do Torcedor! poderemos levar Faixas...Bandeiras (sem mastros)...Bob inas de Papel...Papel Picado...Balões...Apitos...o nosso "Bandeirão" e instrumentos musicais (Batucada)...materiais estes que serão "RIGOROSAMENTE REVISTADOS". As TORCIDAS ORGANIZADAS DO NACIONAL deverão estar às 13h00 no estádio do SESI com os seus materiais para serem "REVISTADOS"...e posteriormente liberados para mobiliar o local destinado à torcida do Leão! O Comando da PM pediu justamente que a torcida...