Pular para o conteúdo principal

E agora? Diretor da CBF não confirma a Copa Verde em 2014

No início desta semana os torcedores de clubes do Espírito Santo, da região Norte e Centro-Oeste receberam uma notícia que movimentou os ânimos de todos. Em época de reformulação do calendário do ano que vem, a CBF cogitou a criação da Copa Verde, um novo campeonato que envolveria clubes destes estados e daria, ao campeão, uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015. Entretanto, em entrevista exclusiva ao Portal Futebol Interior, o Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, não confirmou a realização da Copa Verde.
Um dos responsáveis pela formulação do calendário de futebol brasileiro, Virgílio Elísio avaliou a Copa Verde como uma competição pensada pela CBF, mas que ainda não foi oficializada pela entidade máxima do futebol brasileiro. Ainda que muitos clubes, sobretudo da região Norte, já contem com os jogos no próximo ano, por enquanto tudo não passa de especulação.

“A CBF pensou na competição, mas ainda não é nada oficial. Não teve um lançamento. Nós precisamos reavaliar como será e as possibilidades para depois fazermos um anúncio oficial. Até a próxima semana eu já devo teve um retorno se a Copa Verde vai acontecer ou não e, caso aconteça, o regulamentos era lançado no site da CBF”, disse o Diretor de Competições da CBF.

Mesmo recusando que a Copa Verde já seja uma realidade, Elísio confirmou que a ideia inicial é de que a competição permita que o clube campeão dispute a Copa Sul-Americana em 2015. Caso isso realmente aconteça, será a oportunidade de clubes que não tem grande expressão no cenário nacional, mas são destaques em seus estados, de crescerem em notoriedade.

“ A ideia é que a Copa Verde dê uma vaga para a Sul-Americana, mas é cedo para afirmar qualquer coisa e ainda precisamos avaliar tudo o que vai acontecer no próximo ano”, completou Virgílio Elísio.
Mais da Copa Verde
Caso seja oficialmente criada, a Copa Verde acontecerá entre os dias 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2014. A competição será em formato mata-mata com 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo do Brasil. A competição vai ocupar oito datas e dará ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015.

São três clubes do Pará ( Paysandu, Remo e Paragominas ), dois do Amazonas (Nacional e Princesa do Solimões ), um de Rondônia ( Vilhena ), um de Roraima ( Náutico ), um do Amapá ( Oratório ), dois do Mato Grosso ( Cuiabá e Mixto ), um do Mato Grosso do Sul ( Cene ), um de Tocantins (Interporto), um do Espírito Santo (Desportiva), dois do Distrito Federal ( Brasília e Brasiliense ) e um do Acre ( Plácido de Castro ).

A ideia do torneio, parecida com a da Copa Nordeste, era reunir apenas clubes da região Norte (por isso o nome Copa Verde em alusão à Floresta Amazônica), mas ampliou-se o torneio para o Centro-Oeste e o Espírito Santo.
Presidente da CBF

Os clubes são escolhidos conforme a posição no último campeonato estadual. Os melhores em 2013, com exceção do Oratório, campeão amapaense de 2012, foram escolhidos para disputar a competição.

Após a criação oficial da Copa Verde, os confrontos serão definidos pelo ranking da CBF em uma reunião no fim do mês de outubro na sede da entidade. O problema fica por conta do calendário brasileiro, que já está apertado em virtude da Copa do Mundo 2014.

Posição do Ministério do Esporte
Diferente do que foi noticiado, o Ministério do Esporte não injetará fundos de apoio a Copa Verde. Ainda assim, através de uma nota oficial, o ministério relatou que apoia a competição, indiferente dos clubes que a disputem.

"O Ministério do Esporte considera que a realização da Copa Verde, com a participação de 11 times dos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo, é uma excelente iniciativa. No entanto, esclarece que não haverá investimento da pasta na realização do evento", respondeu o Ministério de Esporte através de sua assessoria de imprensa.
Fonte:Futebol Interior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Naça Campeão Juvenil de 2010

Nesse sábado 27/11/10 o Nacional futebol Clube sagrou-se Campeão Amazonense da categoria Juvenil batendo no Fast por 1x0 no Rio Preto da Eva-AM no estádio Francisco Garcia. O primeiro tempo começou agitado e o Fast   pressionando o Naça mais intensamente,   o Naça consegui equilibrar a partida somente nos minutos finais do primeiro tempo, quando o juiz apitou o final da primeira etapa a chuva já estava intensa no estádio . No segundo tempo o Naça imprimiu um ritmo mais forte,porém o Fast resistia bravamente, quando o Zé Maria percebeu a ferida do Naça o panorama melhorou, com a entrada do atacante artilheiro Júnior e o endiabrado Bactéria o Nacional mostrou quem é que manda nas categorias de base do futebol amazonense . Depois do Carioquinha passar por   dois marcadores pela direita e cruzando para trás, Bactéria de chapa acerta o ângulo do Goleiro do Fast ,um golaço, com o   gol a torcida pequena porém muito fiel vai a loucura no Chicão Garcia,assim o Nacional conqu...

Naça detona o CDC Manicoré por 4x2 e é lider isolado do 2ºTurno

Numa tarde onde o Naça saiu perdendo, mas com tranquilidade virou pra cima do CDC e com uma atuação excelente de Leandro Guerreio Naça assume liderança do seu grupo e se prepara para o jogo contra o Sulão. A equipe da casa abriu o placar com Sassá, ainda no primeiro tempo o atacante Leandro Guerreiro empatou o jogo. No segundo tempo o Nacional voltou determinado em buscar a vitória, Juninho Paranoá e Leandro Guerreiro(duas vezes) fizeram os demais da vitória do Leão sobre a equipe Bacurau que ainda fez o segundo gol,mas não impediu a bela vitória do Leão que estreava o técnico João Carlos Cavalo. Para o técnico João Carlos Cavalo,¨ a equipe atuou muito bem e aconteceu o poder de reação, isso é importante, agora é esquecer esse jogo, e foca na semana de trabalho, para a partida contra o Sul América¨. Moçada agora é comparecer no jogo contra o Sulão, com os novos reforços e a chegada do Cavalo o Naça esta mais motivado para a conquista desse turno, so depende de nós,um forte abraço a ...

Nacional empata com o Fast e termina em 2º no grupo!

Nacional aos 48min do segundo tempo deixa o Fast empatar a partida e agora vai ter que ir para Itacoatiara enfrentar o Penarol na Semi Final. O Fast começou bombardeando a meta do Goleiro Helder do Nacional durante todo o início do 1º tempo, somente aos 22min o Naça consegue chutar ao gol do adversário e aos 24min Leandro Guerreiro numa joga individual marca o primeiro gol da partida, com o gol o Fast se retrai e o Naça depois de uma cobrança de escanteio fechado aos 43min Juninho Paranoá aproveita e amplia o placar para o Nacional.No final do 1° tempo o zagueiro Wagner que já tinha cartão amarelo comete mais uma falta e é expulso. Cavalo arma uma retranca para o Nacional no segundo tempo,pois tem um homem a menos, e procurar sair no contra ataque,mas o Fast é todo pressão e aos 10min após um escanteio a bola bate na trave e Helder defende em cima da linha,mas o assistente Gilbert confirma o gol e o Fast diminui a partida. A partida segue com o Fast atacando e o Naça se defendendo...